olho aberto

#Ama os Teus Olhos na Era Digital

Esta quinta-feira, dia 13 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Visão. Aproveitamos para divulgar a campanha “AMA OS TEUS OLHOS” ou “LOVE YOUR EYES“ que a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) lidera todos os anos, para promover a importância dos cuidados básicos da visão, da sua disponibilização e acessibilidade a todos os cidadãos. Este ano alertamos também para os problemas cada vez mais prevalentes na era digital e como preveni-los, especialmente nos mais jovens.

90% da população mundial considera a visão como o mais importante dos sentidos, porém, por falta de conhecimento, atenção, disponibilização e, ou, acessibilidade, a grande maioria não faz, como é recomendável, uma revisão anual à sua visão

#Ama os teus olhos no dia mundial da visão e todos os dias
Porque deves #amar os teus olhos? Boa visão permite-te ter uma vida ativa e independente (imagens de exemplo: leitura, guiar carro, praticar yoga). 
Os optometristas podem ajudar cuidar dos seus olhos e visão, com um exame optométrico regular a: nível da sua acuidade visual; Como os seus olhos trabalham em conjunto; Examinando a saúde dos seus olhos; Se você tiver um problema de visão, aconselhado sobre como evitar que sua visão piore; Informa-o se tiver necessidade de cuidados médicos. Como #amar os seus olhos : Não é necessário muito para cuidar dos seus olhos. Faça um exame optométrico com regularidade. Use seus óculos ou lentes de contacto se precisar deles; Proteja seus olhos da luz UV

Marque já a sua consulta!

Na Visão Plus fazemos rastreios e exames visuais para toda a família, mas não nos limitamos a passar receita e vender e fazer os seus óculos. Tratamos cada um dos nossos clientes como individuo único e particular, nas consultas de optometria fazemos questão de ter em conta o seu estado e historial de saúde, estilo de vida, ocupação, idade entre outros parâmetros, para uma avaliação mais completa e personalizada, permitindo-nos também dar as devidas recomendações ou conselhos para uma melhor saúde visual e sobre quais os produtos, equipamentos e materiais mais adequados para cada um.


Para o dia Mundial da Visão alerta-se ainda…

A utilização massiva de dispositivos eletrónicos por parte de jovens até aos 18 anos de idade pode potenciar o aparecimento de vários problemas visuais, como:

Pseudo Miopia – miopia provocada por excesso de acomodação.

Miopia fisiológica – aumento da miopia adaptativa do olho.

Anomalias binoculares – problemas relacionados com a utilização plena e em simultâneo dos dois.

Fotofobia – aumento da sensibilidade à luminosidade.

Stresse celular – stresse das células da mácula por excessiva fixação.

Astigmatismo – aparecimento de astigmatismos de baixo valor. 

Tremores palpebrais – tremores involuntários das pálpebras.

Olho seco – secura do segmento anterior do olho por excessiva exposição

Irritação ocular – olhos avermelhados (hiperémicos)

Cefaleias – vários tipos de cefaleias tem como origem a excessiva utilização da visão de perto.

Na era digital recomenda-se

Controlo da iluminação – ficar exposto a um ambiente de trabalho excessivamente iluminado é tão prejudicial como olhar para a luz solar através duma janela. Quando estiver a usar um computador será ideal usar a luz ambiente a cerca de 50% e colocar o ecrã numa posição em que a luz natural se apresente lateralmente.

Redução do brilho – o brilho produzido por superfícies planas e pelo ecrã do computador pode provocar bastante fadiga ocular. A intensidade de luz do ecrã deve ser minimizada ou ajustada de acordo com iluminação da área de trabalho.

Substituição de monitores antigos por novos LCD e LED – os novos monitores provocam menos fadiga até porque já vêm equipados com sistemas anti-reflexos e com melhor definição de imagem.

Ajustes do monitor – os novos monitores permitem ajustes vários em termos de tamanho, definição, contraste e cor. Fazer os ajustes de modo personalizado, procurando que que o fundo do ecrã tenha um determinado equilíbrio e ajustar o tamanho das letras que tenha em conta a distância de trabalho.

– Pestanejar com mais frequência – pestanejar é um bom remédio para a fadiga ocular, cada vez que pestanejamos, para além de renovar o filme lacrimal na superfície ocular faz com que as células da retina recuperem do esforço continuo de visão.

– Pausas – ficar longos períodos diante de um computador, como referido anteriormente é altamente nefasto para a visão. É, portanto, fundamental fazer pausas de pelo menos ½ em ½ hora. Estas pausas são importantes para relaxar a visão como, relaxar a cervical, movimentar todo o corpo.

– O local de trabalho – o computador utilizado pela criança deve estar colocado numa mesa ergonómica para que a postura corporal seja a mais correta possível, o ecrã deverá estar colocado ligeiramente abaixo da linha de visão primária.

Óculos apropriados – para além de uma correção adequada para a distancia de trabalho é fundamental utilizar lentes com tratamentos de superfície indicados para usar com computador existem inclusivamente determinados tipos de coloração mais adequados ao uso diante de ecrãs.

– Limpeza – é fundamental a limpeza de teclados e rato do computador uma vez que são propícios a acumulação de microrganismos vários, o contacto consequente das mãos com os olhos por parte das crianças pode levar ao surgimento de algumas infeções oculares.

Revisões periódicas – Pessoas que passam muitas horas diante de um computador devem fazer exames visuais regulares. Pelo menos 1 vez cada ano.


Aproveite a nossa mega promoção até ao final deste mês de Outubro, em pode adquirir os óculos com tratamento de filtro azul a partir de apenas 75€, nas nossas lojas em Quarteira e Vilamoura!


Créditos das recomendações, informação e cartaz à União Profissional dos Ópticos e Optometristas Portugueses (UPOOP) e European Council of Optometry and Optics (ECOO)

Partilhe com amigos

Leave a Comment